skip to Main Content
O Que é A Declaração De Presença?

O que é a declaração de presença?

A declaração de presença é uma parte que pode ser fundamental para o desenvolvimento de quem vai à Itália para reconhecer a sua cidadania italiana através do processo administrativo perante um Comune.

Antes de se apresentar o pedido de reconhecimento da cidadania italiana em si, é necessário antes ter obtido a residência, que é um pedido feito no comune e depois essa residência é confirmada pelo vigile.

O pedido de residência; de acordo com a circular que prevê a possibilidade de residência para quem vai fazer o processo na Itália; pode ser feito com dois tipos de provas da data de entrada na Itália.

A primeira e mais prática é o simples carimbo no passaporte, que é feito quando o brasileiro entra na Itália vindo de um país que está fora do Espaço Schengen, como o Brasil, por exemplo.

Porém, se o brasileiro vem de outro país que faça parte do Espaço Schengen, ao qual a Itália pertence, não haverá controle de passaporte na sua chegada, e portanto não haverá carimbo da entrada desse brasileiro na Itália, mas somente no primeiro país que faz parte do Espaço Schengen.

Esse é o exemplo de quem viaja à Itália, mas faz escala em Portugal ou Espanha. Nesse caso, o carimbo no passaporte será o de Portugal ou Espanha, e quando chegar na Itália, não passará novamente pela imigração.

Se não há esse carimbo na chegada à Itália, então como se saberá exatamente quando esse brasileiro chegou em território italiano? Simples: é feita a declaração de presença!

Declaração de Presença
Formulário de Dichiarazione di Presenza em 2 vias

Na declaração de presença, o interessado declara quando chegou à Itália, de onde veio, etc. É a data que consta dessa declaração que será considerada como da chegada na bota e deve ser feita em no máximo 8 dias a partir da chegada em território italiano!

Com essa Dichiarazione di Presenza apresentada à Questura e com os demais documentos, o requerente poderá solicitar a residência no Comune onde pretende fixar residência e dar início ao processo de reconhecimento em si.

De todo modo, é altamente recomendado não fazer escalas em países pertencentes ao Espaço Schengen, pois isso pode atrasar o processo em alguns dias a depender do horário de chegada, funcionamento da polícia local, etc.

Você pode consultar os países que fazem parte do Espaço Schengen através deste site.

Back To Top

Fique tranquilo. Você poderá cancelar sua assinatura de e-mails a qualquer momento. Também odiamos SPAM!

Assine nossa lista de

Fique por dentro das últimas novidades do incrível mundo da cidadania italiana e receba ofertas e notícias em primeira mão!

Send this to a friend