skip to Main Content

Cidadania italiana pela via judicial

A solução sem sair do Brasil

A cidadania italiana juris sanguinis é um direito que é automático daquele que nasce com os requisitos legais previstos, portanto, se você preenche as condições da cidadania italiana, você não tem direito à cidadania italiana, você já é cidadão italiano, falta apenas o reconhecimento de um fato de maneira formal.

Você, portanto, é cidadão italiano desde que nasceu e tem direito, como qualquer outro cidadão italiano, a ter uma prestação de serviços digna por parte dos consulados e embaixadas da Itália no Brasil e em qualquer outro lugar do planeta. Isso não é um favor do Estado italiano para você, é um direito nato com você.

Em que pese isso, é notório que os consulados da Itália no Brasil e em outros países; como Argentina, Venezuela e Uruguai; têm deixado e muito a desejar no cumprimento desse dever funcional, mesmo com a taxa de €300,00 hoje cobrada para a apresentação dos documentos para reconhecimento da cidadania italiana por sangue.

As representações diplomáticas da Itália, tanto consulados quanto embaixadas, possuem prazo legal de 730 dias para finalizar os processos de reconhecimento de cidadania italiana por sangue, e esse prazo infelizmente não vem sendo respeitado e com prazos que passam dos 10 anos!

Essa violação de prazo é evidentemente ilegal e há duas soluções possíveis para quem não pode esperar esse tempo: a via administrativa residindo na Itália, ou a cidadania italiana pela via judicial, com objetivo de ordenar o Estado italiano a reconhecer seus cidadãos dentro do prazo legal.

Felizmente, a cidadania italiana pela via judicial vem ganhando cada vez mais força através de julgamentos favoráveis em Roma e pode ser uma opção para você que não pode residir por alguns meses na Itália e reconhecer a sua cidadania italiana pela via administrativa e nós podemos te ajudar com mais este serviço!

Veja as diferenças

Via Administrativa

Via Judicial

Veja o que você precisa:

Cidadania italiana pela via judicial

Como contratar?

Dados de contato

Basta preencher os seus dados pessoais para que possamos responder a você com nossa análise completa do seu caso. Fique tranquilo(a), pois nós não incomodaremos você por telefone e seu e-mail estará seguro conosco, também odiamos SPAM!

Envie os documentos

Nesta etapa, você vai enviar os documentos em PDF para nossa análise. Nossa caixa é pronta para que você arraste todos os documentos de uma única vez para upload. Pedimos que você tente organizar ao máximo a documentação para otimizar nossa análise.

Tratativas

Após o envio dos documentos, receberemos seus documentos e responderemos a você com base no que você enviou, bem como faremos uma análise inicial dos documentos. Caso eles estejam 100% aptos, iremos enviar a proposta para o processo na Itália ou para sanear os problemas.

Perguntas frequentes

Já fiz a análise com outro profissional e está tudo certo, mesmo assim tenho que fazer essa análise?

O fato de você ter feito a análise dos documentos com outro profissional infelizmente não garante que esta análise esteja correta, de modo que precisamos ter certeza quanto a isso para evitar frustração desnecessária para o seu caso.


Inicialmente, portanto, faremos uma análise simples e inicial e caso não haja problemas na sua documentação, iremos enviar a nossa proposta completa de trabalho.


Por outro lado, caso haja erros, será recomendada a nossa análise detalhada.

Para que serve essa análise detalhada?

São quatro as principais utilidades:

1) Caso a documentação esteja apta, estaremos prontos para dar seguimento ao trabalho de imediato;

2) Você sabe exatamente quais são os pontos de atenção dos seus documentos, caso existam, e poderá enviar isso a qualquer advogado;

3) Você poderá usar essa análise para requerer a retificação dos documentos em cartório, caso haja erros e você opte por essa via.

4) Esse relatório também é a base que usamos para fins das nossas ações de retificação pela via judicial, área na qual já temos quase uma década de experiência.

Como posso pagar pela análise detalhada?

Os detalhes sobre o pagamento da análise detalhada serão informados caso seja necessário no seu caso.

O valor cobrado pela análise detalhada não é alto?

Inicialmente, é importante destacar que a análise dos seus documentos é jurídica, e de grande responsabilidade, tendo em vista a utilização futura deles. O valor cobrado não é alto, visto que, em média, nossos concorrentes cobram 100 euros para uma análise como essa.

Por outro lado, praticamente ninguém faz uma análise gratuita desse tipo, e há possivelmente até  pessoas que fazem esse trabalho de graça, mas não podemos confiar muito, afinal, você já viu algum profissional que trabalhe de graça? 

Sendo assim, optamos por cobrar um valor que seja mais acessível em reais e que será a porta de entrada para que você conheça o nosso trabalho e possamos te auxiliar na próximas etapas.

Se contratar a ação judicial na Itália ou a retificação judicial com vocês, esse valor da análise detalhada é descontado?

A análise é parte integrante tanto do nosso serviço de ação judicial na Itália quanto de retificação judicial. Assim, caso você feche qualquer um desses dois trabalhos conosco em até 60 dias após essa análise, o valor da análise é abatido do valor fechado no seu caso, ou seja, a análise acaba saindo a custo zero.

Nem todos os documentos estão em inteiro teor? É possível fazer a análise?

Para a análise inicial, sim. Contudo, para enviar a proposta formal de trabalho necessitamos analisar todos os seus documentos e, no caso das certidões brasileiras, o formato da certidão em inteiro teor é obrigatório.

Posso enviar vias atualizadas ou documentos faltantes depois para complementar a análise?

A análise detalhada é feita com base nos documentos enviados e, uma vez feita, o trabalho estará  finalizado. Caso queira uma nova análise, é necessário contratar um novo trabalho com o mesmo valor pago.

 

 

Todo o valor pago poderá ser abatido do valor da ação judicial na Itália ou da retificação judicial, caso contratada em até 60 dias a partir da análise.

Quantas pessoas podem participar do processo judicial?

Não há um limite objetivo, portanto poderão participar quantos irmãos e primo estiverem interessados, diluindo, assim, o custo final para cada um.

 

A depender do número de pessoas, com finalidade de evitar confusão processual pelo volume de interessados, poderá haver separação em dois processos distintos.

No caso da contratação da ação judicial, como são feitos os pagamentos?

O pagamento é feito ao longo do processo, fique tranquilo(a) quanto a isso. Eles são feitos necessariamente em euros através de transferência via casa de câmbio ou banco da sua preferência.

Na contratação da ação judicial, teremos um contrato assinado?

Sim, sem dúvidas. Temos um contrato bem completo e que explica em detalhes o serviço contratado.

Envie seus documentos!

Agora que você viu como é fácil enviar seus documentos, vamos lá! Basta preencher o formulário abaixo e clicar em “próximo”, enviar os documentos e clicar novamente em “enviar” e pronto, só pagar!

Cidadania Via Judicial
Envie aqui o Aviso de Recebimento (AR) (não obrigatório)
Maximum upload size: 5MB
São aceitos arquivos apenas em JPG e PNG (imagens), além de PDF.
Maximum upload size: 20MB
Você pode enviar vários arquivos de uma vez, basta arrastar os arquivos para essa caixa ou clicar e selecionar vários arquivos. Somente serão aceitos arquivos em jpg e png (imagens) e PDF. São aceitos no máximo 20 arquivos e o tamanho total dos arquivos não pode ultrapassar 20MB. Caso seus arquivos estejam grandes, use o site https://tools.pdf24.org/pt/ para comprimir os documentos.
Sending

Back To Top

Siga nosso Instagram

Fique por dentro das últimas novidades da cidadania italiana, participe das nossas enquetes e saiba mais sobre a vida na Itália, viagens e Europa em geral.