skip to Main Content
Quanto Tempo Tenho Que Esperar O Vigile?

Quanto tempo tenho que esperar o vigile?

A espera pelo vigile com certeza é um dos momentos que causam maior ansiedade no processo de reconhecimento da cidadania italiana diretamente na Itália.

Uma das dúvidas mais comuns é o quanto tempo se deve esperar o vigile, que faz parte da fase inicial do processo, uma vez que é a confirmação da residência na Itália.

O que é o vigile urbano?

O vigile urbano é um policial, também chamado de agente di polizia, que pertence à polícia municipal do Comune onde trabalha e que possui uma série de funções. Eis algumas das atribuições do vigile:

  • Crimes Contra Drogas
  • Crimes contra o patrimônio
  • Crimes contra pessoas
  • Proteção de Menores
  • Crimes contra a administração pública
  • Contraste ao comércio ilegal
  • Proteção de bens públicos
  • Segurança Pública
  • Contraterrorismo
  • Crimes contra o meio ambiente

Qual é a função do vigile urbano no processo de cidadania italiana?

O vigile urbano tem como uma das funções atribuídas a ele a de verificação dos pedidos de residência feitos no Comune, seja por italianos, seja por estrangeiros com algum tipo de visto, ou seja para você, que irá requisitar posteriormente a cidadania italiana por sangue.

Em quanto tempo o vigile urbano passa?

A resposta é simples e ao mesmo tempo não ajuda muito: depende!

O vigile urbano tem como uma das funções atribuídas a ele a de verificação dos pedidos de residência feitos no Comune, seja por italianos, seja por estrangeiros com algum tipo de visto, ou seja para você, que irá requisitar posteriormente a cidadania italiana por sangue.

Portanto, o seu caso entra na fila como os demais requerentes de solicitação de residência, e é exatamente por isso que no geral não se pede a visita dele em uma faixa horária mais restritiva, como alguns requerentes sem pressa e que estão usualmente estudando ou trabalhando pedem.

Isso atrasaria o tempo de visita do vigile, e você quer que ele faça a visita e lance o seu nome no rol oficial de residentes do Comune o mais rápido possível, então, o negócio é ficar em casa na “prisão residencial” de segunda a sexta em horário comercial aguardando a visita tão esperada dele.

Qual é o prazo legal para o vigile urbano passar?

O vigile urbano pode passar no dia seguinte ao requerimento ou mesmo no 45º dia após o requerimento, pois esse é o prazo legal no qual deve ser lançado o nome do requerente como residente, nos termos do artigo 20 da lei 241/1990.

Portanto, desconfie fortemente do seu assessor se ele prometer um prazo menor que 45 dias para a passagem do vigile, pois ele nem ninguém tem o controle pela atividade do vigile a não ser ele mesmo e os seus superiores, pois o máximo que se pode ter é uma expectativa.

Promessas nesse sentido são sintomas de duas coisas nada boas que podem estar ocorrendo:

  1. Seu assessor está mentindo para você, ou;
  2. Ele consegue realmente uma certeza que o vigile passe antes, mas muito provavelmente, através de meios escusos.

As fraudes na cidadania italiana, o que isso tem a ver com o vigile?

O vigile é responsável pela confirmação da residência, lembra? Esse é o mais comum elo entre assessores corruptos, clientes que querem “acelerar” o processo e um ganho extra para aqueles que fazem da corrupção um meio de ganho extra na profissão.

Os últimos casos de cancelamento de cidadania envolvem na sua ampla maioria a fraude no processo de residência, no qual oficiais recebiam dinheiro para certificar a residência de pessoas que sequer pisaram na Itália, ou nem visitavam o imóvel pois sabiam que eram dos assessores que pagavam propinas.

Isso tudo, no geral, é sabido por todos envolvidos no processo (assessor, cliente e oficiais) e sabemos disso por termos tido contato posteriormente com clientes desses “assessores” que tiveram cidadanias canceladas por terem feito processos fraudulentos. Não se engane, não há vítimas nesses casos, são todos cúmplices.

Se você fizer o seu processo de maneira correta e vier à Itália com a disponibilidade do tempo necessário para o desenvolvimento regular do processo, tudo dará certo e você poderá colocar a cabeça em paz no travesseiro e dormir tranquilamente sem o receio de ter a cidadania cancelada.

Back To Top