skip to Main Content
Taxa De Cidadania Italiana Pode Aumentar Para 600 Euros

Taxa de cidadania italiana pode aumentar para 600 euros

A última versão da Lei Orçamentária do governo da Itália para 2020 prevê um aumento de 100% na taxa de reconhecimento da cidadania italiana na rede consular.

Atualmente, os consulados cobram 300 euros de estrangeiros que buscam a certificação de sua cidadania italiana, porém o rascunho mais recente da Lei Orçamentária prevê um valor de 600 euros.

O texto ainda não é definitivo, mas o governo italiano busca maneiras de elevar a arrecadação, já que a escalada do déficit fiscal e da dívida pública – a segunda maior da zona do euro – podem criar problemas com a União Europeia.

Além do aumento na taxa de cidadania, a Lei Orçamentária prevê um reajuste de 20% em todos os serviços consulares, como vistos e registros de casamento. O texto também aumenta os impostos sobre embalagens de plástico e produtos com alto teor de açúcar.

A versão definitiva da Lei Orçamentária deve ser anunciada nos próximos dias.

Taxa de cidadania e o seu início

A taxa começou originalmente a ser cobrada em 2014, com o valor de €300,00 e previa inicialmente um repasse integral aos Consulados de onde partiam os requerimentos.

Posteriormente, apenas parte do valor começou a ser repassado aos Consulados, em valor muito menor que o previsto. Veja o vídeo sobre a taxa:

Fonte: Ansa

Back To Top

Siga nosso

Fique por dentro das últimas novidades da cidadania italiana, participe das nossas enquetes e saiba mais sobre a vida na Itália, viagens e Europa em geral.

Send this to a friend