Menu
Cidadão Italiano

Cidadão Italiano

Como viajar para os Estados Unidos com o passaporte italiano

Viajar para os Estados Unidos com o passaporte italiano é muito mais fácil do que como mero detentor de um passaporte brasileiro. Como sabido, uma das vantagens de ser cidadão europeu, especialmente italiano, é usufruir do tratamento diferenciado dado a estes cidadãos por outros países fora da União Europeia, como por exemplo o Japão, Canadá e Estados Unidos.

Este artigo se dedica especialmente ao uso do passaporte italiano para viagens aos Estados Unidos, que sempre foi um dos destinos mais procurados pelos brasileiros e cujo qual a obtenção de visto, apesar de ter sido facilitada nos últimos anos, ainda é um processo muito burocrático tanto para os brasileiros quanto para outros nacionais de países com os quais os Estados Unidos não possui relação diplomática mais estreita. Veja a lista de países beneficiados:

ESTA - Lista de Países

Como viajar para os Estados Unidos com o passaporte italiano utilizando o ESTA

Em primeiro lugar, temos que explicar que existe uma diferença entre visto e o ESTA. O ESTA (Electronic System For Travel Authorization) é um programa do governo norte americano que prevê o acesso facilitado aos cidadãos de 38 países ao redor do globo de forma mais prática e se destina apenas a finalidades turísticas, exatamente os que estão no quadro acima. Assim diz o site do ESTA na sua versão em português:

Viajantes estrangeiros que procuram viajar para os Estados Unidos ao abrigo do Programa de Isenção de Visto (VWP) estão agora sujeitos a maiores requisitos de segurança e terão de pagar uma taxa administrativa.

Você somente poderá usufruir desta facilidade se detiver as seguintes condições:

  • É um cidadão ou nativo elegível de um país participante do Programa de Isenção de Visto.
  • Atualmente não possui um visto de visitante.
  • A sua viagem será de 90 dias ou menos.
  • Planeja viajar para os Estados Unidos em negócios ou lazer.
  • Possui cartão de crédito internacional válido (MasterCard, VISA, American Express e Discover), do qual será debitada a taxa de US$14,00.

Portanto, cuidado! Caso você já tenha algum visto de turismo em período de validade, mesmo que em outro passaporte brasileiro já vencido, não  se poderá usufruir deste benefício como cidadão italiano, é recomendável que se termine de usufruir o visto de turista, que inclusive permite uma estadia de 180 dias em solo americano, enquanto o ESTA  oferece “apenas” 90 dias.

Os passos a serem seguidos são simples, veja:

ESTA - Passo a Passo

Não se esqueça que, para todos os fins desta viagem, o requerente é cidadão italiano, portanto, muito cuidado no momento de apontar a sua cidadania, que deverá ser a da Itália (cidadania italiana):

Cidadania - ESTA

O prazo máximo para a validação do ESTA é de 72 horas, e você receberá a autorização de viagem no e-mail cadastrado no sistema. É importante que este e-mail seja guardado na sua caixa de e-mail e que seja carregada uma via impressa para ser mostrada na imigração americana quando da sua chegada, muito embora eles já tenham este controle internamente.

Chegando ao aeroporto, você será encaminhado normalmente para a imigração, onde serão feitas as perguntas de praxe:

Qual a razão da sua estadia?

Possui local de hospedagem?

etc.

Além disso, a imigração irá exigir que você coloque seus polegares no scanner, primeira de uma mão, depois de outra, e depois repetir este procedimento com as mãos inteiras com todos os dedos juntos. Essa medida é para controle biométrico nas eventuais novas viagens aos Estados Unidos.

O site do ESTA em português pode ser acessado aqui. Caso haja alguma dúvida, não deixe de visitar a seção de ajuda do site, que contém as dúvidas mais comuns e provavelmente irá conter a sua também, veja:

Ao clicar na aba "ajuda" você encontrará as respostas às dúvidas mais comuns.

Ao clicar na aba “ajuda” você encontrará as respostas às dúvidas mais comuns.

Boa viagem!

AINDA EM DÚVIDA?

Com nossa apostila, você tem o passo a passo de como preencher o ESTA de maneira segura e tranquila, sem dúvidas e sem riscos de preenchimento errado.

Basta colocar seus dados no formulário ao lado e pagar R$50,00 pelo Paypal. Você receberá em poucos minutos a apostila e poderá dar seguimento ao preenchimento do ESTA e sua viagem!

Veja mais detalhes aqui.

Fique tranquilo. Você poderá cancelar sua assinatura de e-mails a qualquer momento. Também odiamos SPAM!

Assine nossa lista de

Fique por dentro das últimas novidades do incrível mundo da cidadania italiana e receba ofertas e notícias em primeira mão!

Send this to a friend