skip to Main Content
Como Aprender Italiano De Graça

Como aprender italiano de graça

Você já deve ter ouvido que é possível aprender italiano de graça em algum curso de italiano por aí, mas provavelmente nunca teve um guia de como encontrar, quais os cursos bons, etc.

Por que aprender italiano?

Se você está lendo esse artigo, provavelmente já é nosso leitor de longa data e sabe que a cidadania italiana é um direito por sangue e que não exige conhecimento do idioma. Contudo, isso pode mudar a qualquer momento, afinal, não são poucas as investidas para que seja implantado um ius culturae para uma espécie de limitação ao reconhecimento da cidadania italiana.

Mesmo que isso nunca ocorra, é interessante você saber o idioma, afinal, você será um cidadão italiano. Não seria estranho para você conhecer um brasileiro que não fale português?

Além disso, é muito útil saber o italiano caso queira fazer o processo de reconhecimento por conta própria, ou para entender o que seu assessor está fazendo e falando com os funcionários que analisarão o seu processo, ou para solicitar carteira de identidade italiana e passaporte.

Veja algumas informações sobre a importância do idioma italiano no mundo:

curso de italiano

O que devo considerar ao fazer um curso de italiano?

Você deve levar em conta alguns fatores essenciais, como o tempo de existência do curso, o autor do material, a reputação de quem fornece o curso, a facilidade de uso da plataforma, além de custos diretos (se pagos) e indiretos (transporte, alimentação, etc.).

Onde aprender italiano de graça?

De fato hoje existem dezenas de apps e cursos de italianos de graça e pagos, seja através de sites específicos, YouTube, escolas subsidiadas pelo governo nos patronatos, etc. Vamos falar de algumas dessas opções abaixo.

Curso Dire, fare, partire!

Esse curso é disponibilizado pela USP (Universidade de São Paulo), e possui um  conteúdo que fornece apostilas e aulas gravadas e disponibilizadas online. Há também indicação de algumas rádios em italiano e indicações de boas enciclopédias e dicionários para ajudar nos estudos.

Curso Dire, fare, partire!

Não é necessário fazer nenhuma avaliação prévia, basta seguir com o primeiro módulo e seguir adiante com o seu próprio ritmo de estudo, aproveitando ao máximo os ensinamentos de cada lição e revisando quantas vezes achar necessário.

O ponto negativo é que não há professores para dar suporte, nem existem provas ou certificado depois de completar as aulas.

Você pode acessar o curso aqui.

Curso de italiano One World Italiano

Esse canal do YouTube possui inúmeras lições, sempre em italiano desde o primeiro segundo. A instrutora é uma italiana super simpática e que vai te proporcionar um entendimento da explicação com base no contexto e com muitos desenhos na lousa, imagens, fotos e muito mais!

Curso One World Italiano

O canal deles pode ser acessado aqui.

Cursos de italiano pagos

No geral, como tudo na vida, o que é pago é melhor do que é de graça, e com os cursos de italiano não seria diferente. Esses cursos, mesmo que online possuem uma grande facilidade de uso da plataforma, além de suporte para dúvidas caso hajam por parte dos alunos, e costumam estar sempre atualizadas.

Separamos alguns deles:

Curso de italiano VAI (Vou Aprender Italiano)

O responsável pelo curso se chama Pierluigi Rizzo, que é siciliano e mora no Brasil desde 2011. O interessante das aulas é que ele leciona partes (bem poucas) em português, o que pode ser algo útil para tirar dúvidas, por exemplo.

Como ele já é radicado no Brasil há uns bons anos, também há comparações com expressões e situações do dia a dia no Brasil para facilitar o contexto de aplicação do aprendizado.

Você pode acessar o curso aqui.

Curso de italiano Gente Italiana

Nossa recomendação é o curso Gente Italiana.

Curso de Italiano Gente Italiana

Você pode acessar o curso de onde estiver e quantas vezes desejar, sem limite de tempo! A cada semana são liberadas novas aulas que você poderá assistir no momento ou período que melhor se adaptar à sua rotina ou disponibilidade, que é a grande vantagem de um curso 100% online.

Além disso, ele é um curso voltado para conversação e aprendizado rápido, com um aprendizado focado em 5 meses num conteúdo que demoraria 2 anos em média, o que é excelente para quem está na reta final da preparação dos documentos para reconhecer a cidadania italiana ou não pode esperar muito.

Outra vantagem é que você pode dar acesso a outras 2 pessoas familiares sem custo adicional, ou seja, é um investimento de 3 cursos em 1, uma economia bem interessante.

Acessando o curso por aqui, você ganha um desconto de R$300,00, e ainda pode parcelar em 12 vezes sem juros no cartão.

Back To Top

Fique tranquilo. Você poderá cancelar sua assinatura de e-mails a qualquer momento. Também odiamos SPAM!

Assine nossa lista de

Fique por dentro das últimas novidades do incrível mundo da cidadania italiana e receba ofertas e notícias em primeira mão!