skip to Main Content

ATUALIZAÇÃO DO AIRE

O que é o AIRE?

Uma das poucas obrigações daqueles que possuem a cidadania italiana reconhecida é manter o cadastro consular atualizado. Caso você mudou de residência, mudou o estado civil ou teve um filho deve atualizar o AIRE, assim como deveria fazer caso se mudasse do Brasil para o exterior sendo cidadão brasileiro.

Cada comune italiano possui um ofício (ou setor) que se chama anagrafe (ufficio anagrafe). Este setor se encarrega de manter atualizado os dados de endereço e de residência do cidadão italiano.

Para um cidadão que reside na Itália, basta notificar o ufficio anagrafe do comune que se vai residir para que ele atualize estas informações. Alguns procedimentos são necessários e tudo é feito através deste setor do comune.

Já para os cidadãos italianos que não residem na Itália, há um setor anagrafe específico. Este setor anagrafe se chama A.I.R.E “anagrafe per gli italiani residenti all’estero”.

Você deve atualizar o seu AIRE em algumas hipóteses, tais como:

  • Mudança de endereço;
  • Houver alteração de estado civil, como casamento e divórcio;
  • Ao ter filhos.

O que acontece caso eu não atualize o AIRE?

Passaporte

Você ficará impedido de emitir um novo passaporte até atualizar o seu cadastro.

Cancelamento Anagráfico

A chamada irreperibilità consiste no cancelamento anagráfico do cidadão italiano.

Votações

Você ficará impedido de votar tanto nas eleições italianas como em plebiscitos e referendos.

Comunicação

Impossibilidade do correto envio de importantes comunicações por parte do Consulado

Dúvidas Frequentes

Para quem é esse serviço?

O nosso serviço consiste basicamente em saber se você:

 

(i) Mudou de endereço após o reconhecimento da sua cidadania italiana;

(ii) Casou-se ou se divorciou nesse período;

(iii) Teve filhos ou não nesse período;

(iv) Teve a cidadania reconhecida pela via judicial.

Quanto custa este serviço?

O valor do investimento para esse serviço depende fundamentalmente do que será necessário fazer, da sua situação documental, bem como do Consulado onde será executado o serviço.

 

É importante preencher o formulário corretamente, pois é com base nele e nas nossas conversas que entenderemos melhor o seu caso e passaremos uma proposta sob medida para você.

O que acontece após o envio do formulário?

No formulário que você irá preencher abaixo, há uma série da informações detalhadas que já darão uma boa noção do que você realmente precisa.

 

Após o envio dele, iremos enviar a proposta a você ou fazer algumas perguntas adicionais para precisar a sua situação específica, e aí sim enviarmos a proposta.

 

Uma vez aceita a proposta, serão fornecidos os dados bancários, bem como os documentos necessários que você deverá enviar ao nosso escritório e outros detalhes adicionais.

Em quanto tempo estarei com o AIRE atualizado?

Tudo depende do Consulado, mas de todo modo o prazo legal para definição pelos Consulados é de até 180 dias. Antes disso é impraticável cobrar um posicionamento da representação consular em questão.

 

De todo modo, sempre monitoramos os andamentos dos casos dos clientes quinzenalmente e caso haja alguma novidade, avisamos de imediato.

Meu caso é de união homoafetiva, isso muda algo?

Não muda e não deveria mudar. 

 

De todo modo, por vezes os Consulados criam dificuldades para fins de envio de certidão de casamento homoafetivo ou mesmo para atualizar o AIRE nesses casos. Contudo, temos um bom material de apoio para minorar esses eventuais empecilhos no caso concreto.

Agora que você viu como é fácil conversar conosco, basta preencher o formulário abaixo com todos os detalhes do seu caso para que possamos enviar uma proposta sob medida para você.

Obs: Caso você não tenha os documentos em mãos agora para preencher o formulário, isso será requisitado na nossa primeira resposta ao seu contato.

Atualização do AIRE
  • Seus Dados
  • Consulado e Endereço
  • Estado Civil
  • Filhos
  • Observação
0% Complete
1 of 5
Sending

Back To Top