skip to Main Content
Residência Com Airbnb Para Cidadania Italiana

Residência com Airbnb para cidadania italiana

O Airbnb sem dúvida alguma é uma empresa disruptiva nesse recém eldorado de startups, como Uber, Transferwise, etc. Mas, seria possível fazer a residência com Airbnb para fins de reconhecimento da cidadania italiana na Itália?

O que é o Airbnb?

Para quem não sabe, o Airbnb é um site que faz a ponte entre proprietários de imóveis que estão total ou parcialmente vazios e potenciais hóspedes, dando um clima mais pessoal a uma recepção dos hóspedes e barateando o custo para todos.

Quer ganhar €25,00 de crédito na sua primeira viagem usando o Airbnb?

Clique no botão e faça seu cadastro rapidamente com o Facebook ou Conta Google!

A possibilidade de ter um contato direto com proprietários de imóveis em diversas localidades, sem a necessidade de uma imobiliária ou sites como o Immobiliare ou Casa, fez com que muitas pessoas tivessem a ideia de fazer uma reserva de longa duração (alguns meses) para fazer o processo de reconhecimento de cidadania italiana na Itália, ou seja, fazer a sua residência com Airbnb.

Então, vamos por partes esclarecer sobre o assunto:

O que é a residência para fins de cidadania italiana?

Como já explicado no nosso artigo sobre a residência na Itália, essa etapa é primordial para o processo e o primeiro passo a ser dado, uma vez que para que seja feito o requerimento do reconhecimento da cidadania italiana, o requerente deve ser inscrito anagraficamente (residente) no Comune onde irá apresentar este requerimento.

Ocorre que a residência na Itália é algo muito sério e um tanto quanto complexo, pois não se trata simplesmente de estar habitando uma casa ou apartamento, mas de ser efetivamente parte de uma lista de moradores daquela cidade onde se habita.

Uma vez que o requerente tenha escolhido o Comune no qual irá apresentar o seu requerimento, ele deverá obter um contrato, seja verbal, seja por escrito (preferencialmente), com o proprietário do imóvel e deverá obter uma autorização dele para que possa fixar a residência naquele imóvel.

Os contratos de locação devidamente registrados na Agenzia delle Entrate (Receita Federal Italiana) prevêem, por padrão, essa possibilidade, sendo que há contratos no qual a fixação de residência pelo locatário é obrigatória para fins de benefícios fiscais dados ao locador e que não valem a pena serem detalhados aqui.

Nesse sentido, a residência é mais do que um simples ocupar, pernoitar, permanecer, hospedar, etc.

A residência com Airbnb é possível?

A resposta, como padrão, é não!

Isso porque a modalidade padrão do Airbnb é a hospedagem de curta duração, que pode até se estender, mas que, como ficou claro, possui a finalidade meramente de hospedagem, tal como em um hotel, flat, albergue, etc.

Todavia, esse é um meio de obtenção de contato interessante com proprietários de imóveis, que naturalmente por usarem o Airbnb, possuem uma mentalidade mais aberta, tecnológica e atual em comparação com a média da população, que é voltada para os métodos tradicionais e já bem servida com inúmeras imobiliárias pelo país.

Ou seja, a residência não é feita com o serviço padrão do Airbnb, mas o site é um canal potencialmente interessante para se ter contato com proprietários mais dispostos a esse tipo de locação, digamos, atípica.

Lembre-se também que é da sua responsabilidade resolver tudo ligado ao seu processo por conta própria, de maneira que seu italiano deve ser no mínimo intermediário, sob pena de você ficar frustrado com seu processo, arranhar a imagem dos brasileiros na Itália ainda mais e, por tabela, fechar uma porta de um anfitrião para outras pessoas com necessidade de hospedagem diferente do padrão.

Por isso, recomendamos sempre fazer o trabalho com uma assessoria profissional, devidamente verificada, ou com auxílio de familiares que já estejam na Itália há mais tempo, pois, como já visto, é possível fazer a residência com Airbnb de maneira indireta, mas não é recomendável.

Back To Top

Fique tranquilo. Você poderá cancelar sua assinatura de e-mails a qualquer momento. Também odiamos SPAM!

Assine nossa lista de

Fique por dentro das últimas novidades do incrível mundo da cidadania italiana e receba ofertas e notícias em primeira mão!