skip to Main Content
Quanto Tempo Demora Para Conseguir A Cidadania Italiana?

Quanto tempo demora para conseguir a cidadania italiana?

Quanto tempo demora para conseguir a cidadania italiana? Provavelmente uma das dúvidas que mais respondemos, sendo que essa é uma pergunta que, como muitas outras, tem uma reposta: Depende!

Inicialmente, vale distinguir as projeções aproximadas de tempo para as duas situações: reconhecimento no Brasil e reconhecimento na Itália.

Algo que pode levar um bom tempo ou te ajudar muito no seu processo é  a reunião dos documentos, isso vai depender de como você fará as suas pesquisas e de uma pitada de sorte.

Se a sua família tiver certidões ou outros documentos guardados, já é um belo caminho andado, e basta solicitar segundas vias dos documentos aos cartórios e aos comuni e isso tende a consumir algumas semanas somente.

Por outro lado, se você ainda tiver que pesquisar para descobrir onde obter as certidões de nascimento, casamento e óbito dos familiares mais próximos e; sobretudo, o documento do antenato; você vai precisar de um tempo muito maior se não tiver as informações já no primeiro momento.

O segundo aspecto que conta é a preparação dos documentos que serão apresentados no seu requerimento. Depende onde tramitará o processo: no Brasil ou na Itália. A preparação dos documentos que serão apresentados nos consulados italianos no Brasil é rápida. Já os documentos que serão apresentados na Itália exigem tradução juramentada, apostilamento, etc.

No caso do processo ser desenvolvido todo no Brasil, há a imensa fila de espera dos consulados, especialmente os de Porto Alegre, Curitiba e São Paulo, onde a espera está praticamente chegando aos 15 anos, sim, 15 anos!! 

Quanto ao Consulado Italiano em São Paulo, este cenário foi confirmado através da última divulgação da lista de espera, que abrange os requerentes que enviaram o requerimento até o ano de 2012. Veja a projeção:

Quanto tempo demora para conseguir a cidadania italiana?

A fila para ter a cidadania italiana reconhecida no Consulado Italiano em São Paulo.

Você terá tempo de sobra para arrumar todos os documentos no momento que o Consulado enviar o comunicado para que você os leve.

No caso do processo ser desenvolvido na Itália, a demora para conseguir a cidadania italiana é diminuída substancialmente, pois há apenas uma potencial demora no consulado apenas na resposta à Non Rinuncia, contudo, uma vez que os documentos estejam devidamente apostilados, basta levá-los à Itália e utilizá-los lá.

Vale recordar que mesmo os processos desenvolvidos na Itália dependem (em parte) dos Consulados Italianos no Brasil. Os Consulados Italianos são responsáveis pelas respostas das Certidões de Não Renúncia aos comuni. Já os Comuni na Itália são responsáveis pelo registro da residência e posterior analise de todos os documentos que instruem o requerimento de reconhecimento da cidadania italiana. Essa  resposta de Não Renúncia pode levar de 15 a 50 dias, e é exatamente o que mais influencia o prazo médio da conclusão da análise do requerimento na Itália, que leva cerca de três meses.

Abaixo listamos as etapas envolvidas no desenvolvimento do processo na Itália, que se realizado no Brasil acaba no segundo item:

  • Localização dos documentos brasileiros e italianos;
  • Retificações administrativas ou judiciais (caso necessárias);
  • Tradução juramentada dos documentos brasileiros para o italiano;
  • Apostilamento dos documentos nos termos da Convenção de Haia;
  • Registro da residência na Itália (para processos na Itália);
  • Resposta do Consulado à Não Renúncia requisitada pelo Comune (para processos na Itália);
  • Transcrição dos documentos na Itália;

Back To Top

Fique tranquilo. Você poderá cancelar sua assinatura de e-mails a qualquer momento. Também odiamos SPAM!

Assine nossa lista de

Fique por dentro das últimas novidades do incrível mundo da cidadania italiana e receba ofertas e notícias em primeira mão!

Send this to a friend