skip to Main Content
Mudança Na Legalização No ERESP

Mudança na Legalização no ERESP

A partir do dia 27 de abril de 2015, a legalização no ERESP, que nada mais é do que o escritório regional do Ministério das Relações Exteriores (MRE) em São Paulo, permitirá algo nunca antes ocorrido: a legalização presencial de documentos que serão utilizados no reconhecimento da cidadania italiana.

Portanto, a partir desta data, o ERESP legaliza documentos por duas formas:

  1. Presencialmente
  2. Por Via Postal

Leia atentamente as orientações abaixo para legalizar seu documento a partir dos dois métodos.

  • LEGALIZAÇÃO PRESENCIAL NO ERESP

Todo cidadão que desejar legalizar um documento no ERESP pode comparecer à sede do Escritório de segunda a sexta-feira, das 10h às 14h, na Rua da Consolação, nº 1212, em São Paulo, capital. 

Observações:

– São legalizados no mesmo momento um número máximo de 15 (quinze) documentos, sendo que quantidades superiores devem ser retiradas no dia útil seguinte.

– Vale recordar que o ERESP legaliza apenas documentos emitidos no Estado de São Paulo. Para legalizar documentos de outros estados e verificar os demais requisitos para a legalização, favor ler esse texto até o final.

O atendimento ocorre impreterivelmente até às 14h. Pessoas que chegarem ao Escritório depois deste horário não serão atendidas, sem exceção. Procure chegar cedo para garantir sua legalização e evitar filas, pois o atendimento é feito por ordem de chegada.

– Apenas será autorizada a entrada no ERESP de pessoas que estejam portando um documento de identidade com foto.

– É permitido que documentos sejam legalizados por terceiros, sem necessidade de procuração, desde que os documentos estejam aptos para a legalização.

– O serviço de legalização é gratuito.

  • LEGALIZAÇÃO NO ERESP POR VIA POSTAL

Quem não puder comparecer pessoalmente ao ERESP pode realizar a legalização por via postal. Para isso, você deve:

1. Preencher o formulário de legalização (obtenha clicando aqui);

2. Enviar seus documentos e o formulário preenchido pelos Correios, por meio de carta registrada, para o seguinte endereço:

Ministério das Relações Exteriores – Escritório de Representação em São Paulo (ERESP) – Setor de Legalização de Documentos

Rua da Consolação, nº 1212

CEP 01302-001    

São Paulo – SP

3. Incluir um outro envelope vazio, já preenchido e selado, para permitir a devolução dos documentos por carta registrada.

Fila para atendimento para legalização presencial no ERESP

Fila para atendimento para legalização presencial no ERESP

Back To Top

Fique tranquilo. Você poderá cancelar sua assinatura de e-mails a qualquer momento. Também odiamos SPAM!

Assine nossa lista de

Fique por dentro das últimas novidades do incrível mundo da cidadania italiana e receba ofertas e notícias em primeira mão!

Send this to a friend