skip to Main Content
Mudança Na Legalização No Consulado De São Paulo

Mudança na Legalização no Consulado de São Paulo

Em 20 de março de 2015, foi anunciada uma mudança na legalização no consulado de São Paulo, de acordo com o  site do consulado, possui uma novidade sobre os agendamentos especificamente para a legalização de documentos com finalidade de reconhecimento da cidadania italiana, eis o teor do texto:

LEGALIZAÇÕES DAS CERTIDÕES

A partir de hoje, 20 de março de 2015, as legalizações necessárias para o reconhecimento da cidadania italiana junto a um Comune na Itália deverão ser agendados online, através RESERVA UMA VISITA.

Com essa alteração, o sistema anterior, que consistia em contato via telefone  ou e-mail através da empresa que o consulado tinha contratado especialmente para isso (VFS), foi tarde caiu por terra definitivamente!

Portanto, no atual sistema, a legalização agora é agendada diretamente junto ao site do consulado italiano em São Paulo através deste link, basta fazer o cadastro e depois agendar.

Agendamento de Legalização

Atenção: Esse novo sistema de agendamento somente irá funcionar adequadamente se os usuários souberem utilizá-lo, apenas agende a legalização dos seus documentos se eles estiverem prontos (todos os documentos em mãos, com retificações, Legalização no Ministério das Relações Exteriores e Tradução). Caso contrário, não perca seu tempo agendando e nem o tempo de quem poderia ter a vaga…

Aviso importante nº 1: Para os Serviços PASSAPORTE, LEGALIZAÇÕES e VISTOS, o calendário é incrementado diariamente (às 22:00 horas de Roma), com nova data e faixas horárias disponíveis, sempre à distância de aproximadamente um mês.

Aviso importante nº 2: Exista, de acordo com o Consulado, a necessidade de confirmar a presença na legalização entre 3 e 10 dias antes da data marcada para legalização, essa confirmação deve ser feita entre esses 3 e 10 dias que antecedem a data agendada. Você deve visualizar, após conseguir acessar a área do usuário por login e senha que, no lado esquerdo da página há um ícone chamado “Lista das suas reservas”, lá estará o botão “confirmar”, bastando clicar sobre ele e confirmar o agendamento.

Por precaução, faça a impressão da tela que mostra o  “confirmado” em verde, para o caso eventual de precisar. No dia agendado logo na entrada do consulado vão te pedir o RG original, com ele em mãos a segurança do Consulado fará a confirmação que o seu nome se encontra na lista daquele dia com o horário correspondente. Não se esqueça também de levar um comprovante de residência idôneo e em seu nome.

Em 14 de agosto de 2016 a Convenção de Haia entrou em vigor. Mas, o que mudou de fato? Quais são as novidades do processo?

Quer saber? Veja aqui nosso artigo dedicado à Convenção de Haia!
Back To Top

Fique tranquilo. Você poderá cancelar sua assinatura de e-mails a qualquer momento. Também odiamos SPAM!

Assine nossa lista de

Fique por dentro das últimas novidades do incrível mundo da cidadania italiana e receba ofertas e notícias em primeira mão!