skip to Main Content
Como Morar Em Londres Com A Cidadania Italiana

Como morar em Londres com a Cidadania Italiana

Neste artigo mostraremos a você algumas dicas sobre um tema recorrente para quem já é cidadão italiano ou pretende ter a sua cidadania italiana reconhecida: como morar em Londres com a cidadania italiana?

Uma das maiores vantagens de possuir a cidadania italiana é poder circular livremente pelos países da União Europeia, bem como residir em qualquer país membro do bloco europeu sem maiores dificuldades.

Um dos locais mais buscados, seja por cidadãos italianos que são reconhecidos e possuem uma outra cidadania, ou mesmo pelos italianos nascidos e criados na Itália, é o Reino Unido, mais especificamente a cidade de Londres, cidade que se tornou uma verdadeira babilônia nestes últimos anos, tendo em vista que é a capital um dos poucos países que não foram atingidos fortemente pela crise econômica de 2008.

Em que pese as constantes ameaças de restrição de direitos por parte do primeiro ministro britânico, seja pela possível saída do Reino Unido da União Europeia, o que deve ser decidido somente em 2017, o fato é que a região possui uma das moedas mais fortes do mundo, um padrão de vida considerado extremamente alto, um idioma dominado por muitos e sobretudo empregos, algo que não está fácil em lugar nenhum, não é mesmo?!

Pois bem! Como você, que já possui a cidadania italiana reconhecida, pode morar legalmente em Londres? Quais os documentos necessários? Qual o passo a passo a ser seguido? É possível levar familiares que não possuem cidadania europeia juntamente para residir em território britânico?

Chegando a Londres

Londres possui 4 aeroportos:

Heathrow: O maior aeroporto londrino, Heathrow, é também o mais perto da cidade: está 25 km a oeste do centro.

Gatwick: Gatwick é o segundo aeroporto da cidade, e vem perdendo importância frente à expansão de Heathrow e ao fortalecimento de Luton e Stansted.

Luton: Fica 55 km ao norte da cidade.

Stanted: Fica 55 km a nordeste de Londres.

Você não terá, como portador do passaporte italiano biométrico, qualquer problema para passar pela imigração de qualquer desses aeroportos, podendo seguir ao seu destino de residência provisória ou definitiva de maneira imediata.

Primeiras providências:

Insurance Number

No Reino Unido, basta um único documento social para o dia a dia, que é o chamado Insurance Number, que é muito similar ao Social Security Number dos Estados Unidos.

Esse documento é requerido para praticamente tudo, inclusive nas entrevistas de emprego, sendo que para fazer o documento, basta ligar para o Job Center e fazer um agendamento.

Telefone celular

Telefones celulares e planos de operadoras no Reino Unido são extremamente baratos, sendo recomendado que você leve o seu aparelho e compre um chip pré-pago, ao menos nesse primeiro momento, onde você não tem histórico de crédito.

As principais operadoras do Reino Unido são a Vodafone, a Three, a O2, a Virgin Mobile e a EE.

É fundamental que você possua esse número para contato com os possíveis interessados te contratar e demais afazeres.

Conta Bancária

Com o Insurance Number você poderá abrir a sua conta bancária tranquilamente em qualquer banco britânico, cada um deles tem uma lista de documentos diferentes, mas basicamente com os mesmos elementos.

Os principais bancos são o HSBC, o Barclays e o Lloyds Bank.

Atualizar o seu cadastro no AIRE

Após fixar residência, você deve ir ao Consulado Geral da Itália em Londres e fazer a atualização do seu cadastro junto às autoridades italianas.

Lembre-se que você é cidadão italiano, e como tal, tem direitos mas também deve cumprir seus deveres, sendo que isso vale também para a autoridade diplomática brasileira. Esse procedimento é gratuito e é uma obrigação.

Veja a localização do Consulado Geral da Itália em Londres:

 

Sou casado(a) e quero levar meu esposo(a), o que faço?

Quanto a esse ponto, deixamos que vocês vejam o que diz o Robert Salgueiro, do Canal Realidade Inglesa, tendo em vista que ele possui cidadania espanhola e a esposa ainda não. Nesse vídeo, ele fala da experiência com a documentação como um todo.

Obs: Depois a esposa do Robert acabou reconhecendo a cidadania italiana dela, contudo nesse vídeo ela ainda possuía somente a cidadania brasileira.

O canal dele pode ser acessado aqui.

Back To Top

Fique tranquilo. Você poderá cancelar sua assinatura de e-mails a qualquer momento. Também odiamos SPAM!

Assine nossa lista de

Fique por dentro das últimas novidades do incrível mundo da cidadania italiana e receba ofertas e notícias em primeira mão!