Menu
Moka, a cafeteira italiana
Cidadão Italiano

Cidadão Italiano

Moka, a incrível cafeteira italiana

A Moka, chamada de “Mokinha” pelos seus fãs, é um ícone da cultura italiana e conhecida internacionalmente como uma cafeteira que entrega um expresso de ótima qualidade e ocupando pouco espaço.

Essa cafeteira sensacional é extremamente acessível, fácil de transportar, de limpar e não à toa se tornou uma coqueluche da Itália, sendo exportada para o mundo todo.

Hoje, a estimativa é que 90% das casas italianas tenham ao menos uma dessas cafeteiras e a Bialetti virou o ícone desse produto, como cotonete, bombril, etc.

A Moka é considerada por muitos a melhor cafeteira italiana do mundo seja pela sua qualidade ou pela sua durabilidade e nós, do Cidadão Italiano, também adoramos a Mokinha!

Como e quando surgiu a Moka?

A Moka foi inventada por Alfonso Bialetti no ano de 1933, que deu origem à marca que até hoje comercializa a Moka original , a Bialetti, e pode ser comprada em diversos locais, inclusive no Brasil pela Amazon.

O modelo originalmente concebido, de forma octogonal, feito em alumínio e com a cintura estreita (como as mulheres da época), sofreu poucas alterações ao longo desses anos todos.

Do ano de 1933 até o final da década de 1940, a produção da Moka era artesanal e limitada ao mercado local, sendo que nos primeiros anos, as vendas foram bem fracas, e virou líder de mercado somente a partir da década de 1950.

Por que esse nome?

A origem do nome do nome Moka se deve à cidade de Mokha, localizada no Iêmen.

Esta cidade está entre primeiras e mais populares áreas de cultivo do café, e sim, estamos falando de algo de séculos!

O café na Moka tem mais sabor?

O sabor obviamente sempre depende do grão de café, do ponto de torra, da finura da moagem e do nível de calor utilizado.

Dado que na Moka se gera pressão e que por isso a mistura de água e vapor alcança temperaturas de mais de 100 °C, extraindo assim maior quantidade de óleo do café, o café fica sim mais encorpado do que nas cafeteiras de coar.

Como funciona?

A cafeteira é dividida em basicamente três grandes partes: o recipiente inferior de água (item 1), o funil ou filtro metálico (item 2), e o recipiente coletor de café (item 5) , onde fica o café em si depois de pronto:

Moka, a incrível cafeteira italiana 1 Moka, a incrível cafeteira italiana

O recipiente inferior (item 1) contém água. Quando o recipiente esquenta, a pressão aumenta, forçando a água quente para o recipiente coletor de café (item 5) através do funil (item 2).

Veja na prática como funciona no vídeo abaixo:

Tamanhos e modelos

Existem 5 tamanhos para escolher, de 1, de 3, de 6, de 9 e até de 12 xícaras por preparo!

Moka, a incrível cafeteira italiana 2 Moka, a incrível cafeteira italiana

Além disso, há inúmeros modelos diferentes, comemorativos e coloridos, inclusive de times de futebol e cores da bandeira italiana:

Moka, a incrível cafeteira italiana 3 Moka, a incrível cafeteira italiana
Moka, a incrível cafeteira italiana 4 Moka, a incrível cafeteira italiana
Moka, a incrível cafeteira italiana 5 Moka, a incrível cafeteira italiana
Moka, a incrível cafeteira italiana 6 Moka, a incrível cafeteira italiana

Dicas para o preparo do café na Moka

Para o uso da cafeteira, é importante colocar tanto a água e quanto o pó nas medidas certas e proporcionais. Caso fique com menos água do que o nível indicado (na mesma altura da válvula interna), não será feita a pressão ideal para a água quente subir pelo filtro.

proporção recomendada é de 1:16 (1g de pó para 16 ml de água filtrada). A quantidade de pó deve ser suficiente para encher o compartimento do filtro, mas você não deve fazer pressão para compactar o pó.

Como colocamos acima, há vários tamanhos de Moka, mas o fundamental é ter em conta que a cafeteira italiana segue as medidas de um Espresso, sendo assim, 1 xícara da Moka corresponde a 50 ml.

Outro erro muito comum é deixar a chama do fogão acesa até que todo o café esteja na parte de cima. Isso deve ser evitado, pois fará com que a água fervente queime o pó e a bebida fique com gosto amargo.

A dica é: fique por perto e, quando a água começar a subir, espere cerca de 10 segundos e apague o fogo.

Não coloque açúcar na água, coloque diretamente na xícara quando servir, isso evita criar manchas na cafeteira!

Esperamos que tenham gostado das dicas e em breve sejam também usuários da Mokinha!

Arrivederci!

Fique tranquilo. Você poderá cancelar sua assinatura de e-mails a qualquer momento. Também odiamos SPAM!

Assine nossa lista de

Fique por dentro das últimas novidades do incrível mundo da cidadania italiana e receba ofertas e notícias em primeira mão!

Send this to a friend