skip to Main Content
Certidao Em Inteiro Teor

O que é certidão em inteiro teor?

O que é certidão em inteiro teor?

A certidão em inteiro teor é exigida durante o procedimento de reconhecimento da cidadania italiana por conta da sua fidelidade ao registro civil ao qual diz respeito. Veja aqui:

Antes de entrarmos nos detalhes sobre a certidão emitida em inteiro teor pelos cartórios, vamos ao resumos das quatro formas de emissão de uma certidão.

Formas de emissão de uma certidão de registro civil:

  • Em INTEIRO TEOR ou verbo ad verbum: que é a transcrição integral, ‘ipsis litteris’, isto é, com todos os elementos constantes do livro de registro, reproduzindo-se fielmente todas as informações.
  • Em BREVE RELATÓRIO: que é a transcrição das principais partes do assento ou documentos arquivados, essenciais à prova que se pretenda fazer com a certificação;
  • POR QUESITOS: que é a transcrição de partes isoladas do assento ou documentos arquivados questionados pelo interessado; e
  • NEGATIVA: que é a que certifica a inexistência de um ato, fato ou documento que à parte interessa conhecer e que tenha seus elementos fornecidos pela pessoa interessada.

Isso porque ela reflete o inteiro teor do que consta do livro, isso tanto quando o reconhecimento é feito pela representação diplomática italiana no exterior (Embaixada ou Consulado) ou em território italiano.

Na  Itália  muitos comunes foram orientados pela Associação Nacional dos Oficiais de Estado Civil no sentido de aceitarem apenas as certidões em inteiro teorpois somente desta forma é possível verificar todas as informações que constam dos livros de registro civil, veja como ela é:

Como requerer uma certidão em inteiro teor?

Lembre-se que a obtenção das certidões em inteiro teor é uma das primeiras etapas rumo ao reconhecimento da cidadania italiana.

O procedimento para obter a certidão em inteiro teor varia de estado para estado, em Minas Gerais, basta o requerimento do interessado, assim como no estado de São Paulo, sendo que diversos outros tribunais de justiça, aos quais os cartórios são subordinados, também possuem procedimento semelhante.

Em resumo, basta entrar em contato com o cartório que possui o registro e indicar que quer a certidão em inteiro teor. O funcionário irá verificar o valor, que é tabelado em cada estado do país, e irá fornecer o preço para emissão nesse formato e demais despesas de envio.

Os cartórios de todo o Brasil podem ser encontrados aqui.

blank
Back To Top

Siga nosso

Fique por dentro das últimas novidades da cidadania italiana, participe das nossas enquetes e saiba mais sobre a vida na Itália, viagens e Europa em geral.

Send this to a friend