skip to Main Content
Bella Ciao, A Canção Marcante Na Série La Casa De Papel

Bella Ciao, a canção marcante na série La Casa de Papel

Provavelmente você que terminou de ver a primeira temporada de La Casa de Papel ficou com uma canção marcada na cabeça e sem conseguir parar de cantarolar a música “Bella Ciao”. Essa música é cantada em algumas cenas marcantes da série e realmente mexe com a cabeça do ouvinte, que fica com ela na memória por muito tempo.

O canto surge na série em um momento de reafirmação da união no projeto entre o Professor (Álvaro Morte) e Berlim (Pedro Alonso), e trata-se na verdade de uma música de protesto:

As histórias de sua origem são variadas. A maioria das fontes, no entanto, relata que a canção nasceu com um grupo de trabalhadoras rurais italianas, tendo sido modificada em anos futuros, ou seja, como um canto rotineiro na execução dos trabalhos mais pesados da colheita por essas mulheres.

Contudo, ‘Bella Ciao’ se transformou em um hino da resistência e um grito de liberdade contra o fascismo e daí veio a sua fama em si. Ela está ligada à Campanha da Itália, que ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial como protesto contra as invasões e a política de extrema direita de Benito Mussolini, grupos antifascistas a bradavam nas ruas entre os anos de 1943 e 1945.

Foi ainda a banda sonora de vários protestos de partidos de esquerda por todo o mundo, incluindo as manifestações em Hong Kong, em 2014, ou a mais recente campanha eleitoral dos partidos de extrema esquerda na Grécia, como o Syriza.

Abaixo, no vídeo, você pode analisar frase por frase da canção italiana:

E então, você sabia dessa origem? Que tal buscar também a sua origem? Você tem algum italiano na família? Então saiba que provavelmente você tem direito à cidadania italiana!

Clique aqui e veja os detalhes sobre quem tem direito ou não e comece essa caminhada para resgatar as suas origens!

Back To Top