Sobrenomes E Cidadania Italiana

Sobrenome e cidadania italiana

Sobrenome e cidadania italiana, qual a real relação deles?

O sobrenome é um elemento que recorrentemente traz muitas dúvidas no processo de reconhecimento da cidadania italiana, desde se isso implica no direito em si, as variações e erros nas certidões brasileiras, dentre outros.

Sobrenome e o direito à cidadania italiana

Uma dúvida comum e recorrente, que inclusive consta da nossa área de perguntas frequentes é se o fato da pessoa não ter o sobrenome italiano atrapalha de alguma maneira ou impede o direito ao reconhecimento da cidadania italiana.

Vale recordar que a cidadania italiana é fundamentada no jus sanguinis, que prevê a transmissão da cidadania italiana por descendência. Isso quer dizer que a única coisa que importa é que você comprove que possui uma ligação com o seu ancestral italiano, respeitadas as raríssimas exceções que podem limitar esse direito.

Assim, se você possui um sobrenome que não seja italiano, mas consegue demonstrar esse vínculo com o italiano que emigrou ao Brasil, você tem direito sim à cidadania italiana. São inúmeros Silva, Pacheco, Santos, dentre outros, que possuem a cidadania italiana, mesmo com esses sobrenomes.

O sobrenome na Itália

Na Itália, o sobrenome é chamado de cognome, e é transmitido dos pais para os filhos, muito embora a possibilidade de inserção do sobrenome materno venha sido cada vez mais discutida e inclusive debatida na suprema corte italiana.

Por lei, contudo, apenas o sobrenome paterno é transmitido aos filhos, e essa é uma tradição que remonta ao império romano, onde o pater familias (pai de família) assumia a condição do senhor soberano na família, tendo inclusive o poder de vida e morte sobre seus membros.

Em que pese ser considerada um tanto quanto antiquada e machista, essa tradição auxilia sobremaneira a organização do registro civil italiano, mas tende a ser alterada em breve.

Como o sobrenome pode ajudar a saber de onde veio o dante causa e o reconhecimento da cidadania italiana

Uma coisa que não é muito comentada é que há sobrenomes que são típicos de determinadas regiões na Itália.

Isso pode auxiliar você a ter uma pista de onde veio seu antenato e facilitar o reconhecimento da sua cidadania italiana.

Antes de tudo, é importante trazer outra informação muito importante: a maioria dos sobrenomes italianos remontam:

(i) ao local de nascimento dos primeiros membros da família, ou;

(ii) à profissão desenvolvida pelo patriarca que originou a família.

Sim, o sobrenome diz muita coisa sobre seu dante causa!

Veja abaixo a lista com alguns sobrenomes populares na Itália e suas origens.

  • Brunelli: originário do centro do norte, Brunello é do Vêneto, derivado do nome Bruno;
  • Barbieri: vem da profissão de barbiere, como são conhecidos os barbeiros;
  • Abbiati: que vem de Abbiategrasso, uma região da Itália;
  • Pagani: que vive na vila, fora da cidade;
  • Ferrari: vem da profissão de fabro, assim chamado o ferreiro.

Ferramentas que usam o sobrenome para localizar de onde veio o dante causa 

Há inúmeros sites de genealogia na internet, e você já deve ter se deparado com vários, mas um dos melhores que encontramos, ao menos para o primeiro contato com a sua possível origem é, sem dúvidas, o Cognomix!

O Cognomix é um site relativamente simples de usar, mas que possui um banco de dados extremamente rico e que pode ajudar você a localizar a origem do seu dante causa e dar seguimento à sua cidadania italiana mais rapidamente.

Em 2016 nós fizemos um post na nossa página do Facebook sobre o Cognomix e o número de pessoas envolvidas foi impressionante, com quase 10 mil pessoas envolvidas, veja:

Screenshot do Facebook

Há ainda outros sites parecidos, como o Gens e o Mappa dei Cognomi. Ambos são muito bons, mas não possuem muitas ferramentas que o Cognomix possui.

Lembre-se que esses sites são apenas de curiosidade de genealogia e não substituem sites mais profundos de pesquisas como o Family Search.

Erros e variações no sobrenome e cidadania italiana

É comum haver diversos erros e variações do sobrenome da família e isso não necessariamente irá limitar o seu direito à cidadania italiana.

Esses erros e variações são comuns e podem ser tratados através da retificação dos registros e das respectivas certidões com erros, basta que se tenha a certidão de nascimento do italiano e todos os descendentes poderão ter os sobrenomes corrigidos.

A esse respeito, veja nossa página dedicada ao nosso serviço de retificação de certidões, e lá você poderá encontrar maiores detalhes sobre o problema e nossa solução para o seu caso.

Aproveite que você está por aqui e não deixe de curtir nossa página no Facebook, pois lá postamos várias curiosidades que não publicamos no site.