A cidadania italiana por casamento é atualmente obtida através de naturalização. Ao contrário do caso da cidadania italiana por sangue, onde o Requerente já é cidadão italiano e precisa apenas reconhecer esta situação, no caso da cidadania italiana por casamento trata-se de verdadeira obtenção da cidadania italiana.

Até 27/04/1983, a esposa do cidadão italiano adquiria automaticamente a cidadania italiana ao se casar. Vale deixar claro que somente a mulher tem o direito automático se contraiu o matrimônio antes desta data, isto porque apenas os homens transmitem a cidadania italiana por casamento às mulheres, o homem jamais adquire a dupla cidadania pela mulher através do casamento.

Como dito acima, há ainda a possibilidade da naturalização, pela qual o marido ou a esposa podem se naturalizar italianos, desde que o cônjuge seja italiano. O processo de naturalização pode tramitar tanto em território italiano (prefettura), quanto em território estrangeiro (embaixada ou consulado competente), os requisitos são:

  • Requerer a naturalização depois de três anos de casamento, caso o pedido seja feito no Brasil, ou;
  • Requerer a naturalização depois de dois anos de residência em território italiano, caso o pedido seja feito na Itália.

Os processos de naturalização são então encaminhados ao Ministero dell’Interno em Roma e, hoje, esta análise pelo Ministério tem demandado cerca de dois anos para conclusão. Vale relembrar ainda que os prazos expostos acima são reduzidos pela metade se o casal possuir filhos.

Caso você ou seu cônjuge já tenham se casado e preencham esses requisitos, podemos o assessorar na obtenção, preparação e apresentação dos documentos ao governo italiano para aquisição da cidadania italiana por matrimônio, basta preencher o formulário abaixo e entraremos em contato o mais brevemente possível.

Cidadania por Casamento
Arraste um ficheiro para aqui ou clique para carregar Escolher arquivo
Tamanho máximo do aruqivo: 20MB
Documentos enviados que não sejam certidão de casamento não terão o contato respondido.
Sending