O requerimento de residência é uma das etapas-chave do processo como um todo.Para pedir a cidadania italiana, você deverá estabelecer residência no comune onde dará entrada no processo.

Antes da viagem informe-se sobre como alugar imóveis no país e a quantidade máxima de pessoas por imóvel. Após ter um endereço fixo, você deve comparecer no Ufficio Anagrafe do Comune para preencher um formulário ou declaração de residência.

O que levar junto com o requerimento de residência?

Leve o contrato de aluguel ou a carta di ospitalità, sendo que você deverá comparecer juntamente com a pessoa que lhe forneceu o documento. Você deverá também trazer consigo seu passaporte, a dichiarazione di presenza (carimbo no passaporte ou a declaração que você fez na Questura) e também todas as certidões legalizadas e traduzidas.

O proprietário do imóvel que você alugou para fazer a sua residência tem até 48h para avisar a Polícia (Questura) que novas pessoas estão morando na residência. Ao fazer isso, o proprietário do imóvel recebe um documento chamado Comunicazione di Cessione di Fabbricato. Leve este documento consigo quando for ao Ufficio Anagrafe e não esqueça de fazer cópias de todos os documentos.

Veja como é o formulário padrão da dichiarazione di residenza.