A escolha do melhor Comune para Cidadania Italiana, que nada mais é que o município onde tramitará o processo, é de fundamental importância para o sucesso do alcance do seu sonho tanto em termos de tempo quanto para evitar desentendimentos por ausência de conhecimento técnico sobre o processo.

A opção por cidades grandes definitivamente não é uma boa ideia, já que estão saturadas de pessoas pedindo a mesma coisa que você e outros serviços usuais do Comune que são prestados aos cidadãos da cidade e que possuem maior prioridade.

Cidades pequenas ou de médio porte tendem a ser melhores para o objetivo de reconhecer a cidadania italiana em território italiano, mesmo assim, alguns comunes não possuem experiência e pode haver dificuldades na condução do procedimento.

O ideal é procurar referências através de quem já tenha obtido sucesso no reconhecimento da cidadania italiana anteriormente, após feita uma pequena seleção, entrar em contato previamente com o comune escolhido e verificar os procedimentos e se os documentos serão aceitos pelo comune nos termos nos quais estão.

Lembre-se que é sempre recomendável ter toda a documentação uniforme através da retificação de registro civil e mesmo assim manter contato prévio com o Comune em vista para não haver surpresas negativas após a sua ida para a Itália.