Como Viajar Aos Estados Unidos Com Passaporte Italiano

Como viajar para os Estados Unidos com o passaporte italiano

Viajar para os Estados Unidos com o passaporte italiano é muito mais fácil do que como mero detentor de um passaporte brasileiro. Como sabido, uma das vantagens de ser cidadão europeu, especialmente italiano, é usufruir do tratamento diferenciado dado a estes cidadãos por outros países fora da União Europeia, como por exemplo o Japão, Canadá e Estados Unidos.

Este artigo se dedica especialmente ao uso do passaporte italiano para viagens aos Estados Unidos, que sempre foi um dos destinos mais procurados pelos brasileiros e cujo qual a obtenção de visto, apesar de ter sido facilitada nos últimos anos, ainda é um processo muito burocrático tanto para os brasileiros quanto para outros nacionais de países com os quais os Estados Unidos não possui relação diplomática mais estreita. Veja a lista de países beneficiados:

ESTA - Lista de Países

Como viajar para os Estados Unidos com o passaporte italiano utilizando o ESTA

Em primeiro lugar, temos que explicar que existe uma diferença entre visto e o ESTA. O ESTA (Electronic System For Travel Authorization) é um programa do governo norte americano que prevê o acesso facilitado aos cidadãos de 38 países ao redor do globo de forma mais prática e se destina apenas a finalidades turísticas, exatamente os que estão no quadro acima. Assim diz o site do ESTA na sua versão em português:

Viajantes estrangeiros que procuram viajar para os Estados Unidos ao abrigo do Programa de Isenção de Visto (VWP) estão agora sujeitos a maiores requisitos de segurança e terão de pagar uma taxa administrativa.

Você somente poderá usufruir desta facilidade se detiver as seguintes condições:

  • É um cidadão ou nativo elegível de um país participante do Programa de Isenção de Visto.
  • Atualmente não possui um visto de visitante.
  • A sua viagem será de 90 dias ou menos.
  • Planeja viajar para os Estados Unidos em negócios ou lazer.
  • Possui cartão de crédito internacional válido (MasterCard, VISA, American Express e Discover), do qual será debitada a taxa de US$14,00.

Portanto, cuidado! Caso você já tenha algum visto de turismo em período de validade, mesmo que em outro passaporte brasileiro já vencido, não  se poderá usufruir deste benefício como cidadão italiano, é recomendável que se termine de usufruir o visto de turista, que inclusive permite uma estadia de 180 dias em solo americano, enquanto o ESTA  oferece “apenas” 90 dias.

Os passos a serem seguidos são simples, veja:

ESTA - Passo a Passo

Não se esqueça que, para todos os fins desta viagem, o requerente é cidadão italiano, portanto, muito cuidado no momento de apontar a sua cidadania, que deverá ser a da Itália (cidadania italiana):

Cidadania - ESTA

O prazo máximo para a validação do ESTA é de 72 horas, e você receberá a autorização de viagem no e-mail cadastrado no sistema. É importante que este e-mail seja guardado na sua caixa de e-mail e que seja carregada uma via impressa para ser mostrada na imigração americana quando da sua chegada, muito embora eles já tenham este controle internamente.

Chegando ao aeroporto, você será encaminhado normalmente para a imigração, onde serão feitas as perguntas de praxe:

Qual a razão da sua estadia?

Possui local de hospedagem?

etc.

Além disso, a imigração irá exigir que você coloque seus polegares no scanner, primeira de uma mão, depois de outra, e depois repetir este procedimento com as mãos inteiras com todos os dedos juntos. Essa medida é para controle biométrico nas eventuais novas viagens aos Estados Unidos.

O site do ESTA em português pode ser acessado aqui. Caso haja alguma dúvida, não deixe de visitar a seção de ajuda do site, que contém as dúvidas mais comuns e provavelmente irá conter a sua também, veja:

Ao clicar na aba "ajuda" você encontrará as respostas às dúvidas mais comuns.

Ao clicar na aba “ajuda” você encontrará as respostas às dúvidas mais comuns.

Boa viagem!

Precisa de auxílio para preencher o ESTA?

Nós podemos auxiliar você com a nossa apostila! Veja o passo a passo de como preencher o ESTA por apenas R$50,00! Basta fazer o pagamento após preencher o formulário e enviaremos o conteúdo para seu e-mail!

Apostila do ESTA
Sending
  • Lais Donella

    Grande dúvida: fui negada 4 vezes visto com meu passaporte Brasileiro. Agora tenho passaporte italiano mas tenho medo que o histórico do brasileiro não me permita usar o ESTA.
    Alguém já ouviu situação parecida?

  • Lais, bom dia!

    Normalmente isso não é um problema com o ESTA. Recomendamos sempre dizer a verdade nos questionários.

  • Angelo Poltronieri Neto

    eu tive visto negado em 2009 no passaporte brasileiro e falei a verdade ao preencher o ESTA em 2015 com meu passaporte italiano e o mesmo foi aprovado. Se voce for pra fazer turismo com eu penso em fazer tudo certo, mas se for fazer imigracao ilegal, nao va.

  • Josiele da Silva

    Olá,
    Estou fazendo um questionamento para uma amiga minha: ela pretende entrar nos EUA aplicando ESTA, porém o prazo de permanência dela lá será superior de 3 meses, pois pelo que ela me disse ela pretende fazer um mochilão de uns 6 meses, conhecendo todo o país, por conta. Dessa forma gostariamos de saber se após os 90 dias de permanência, concedido pelo passaporte europeu,. se ela será considerada ilegal no país, ou de deverá sair e entrar novamente para poder renovar o tempo de permanencia por mais 90 dias. Grata

  • Olá, Josiele!

    O documento apenas permite viajar aos EUA nos termos do Visa Waiver Program (VWP), que somente permite estadas no país por períodos de até 90 dias. Se pretende ficar por mais de 90 dias, deve então solicitar um Visto na Embaixada ou Consulado dos Estados Unidos mais próximo.

  • Leonardo Santoro

    Ola.
    Tirei o ESTA em julho de 2015 para uma viagem para New York e ocorreu tudo bem, na proxima semana vou viajar para Miami e queria saber se tenho que emitir um novo ESTA? No ESTA que tenho diz que a data de expiração é 3 de julho de 2017, mas o mesmo esta preenchido com as informaçoes da viagem de NEw York, por isso fiquei com a duvida.

  • Olá, Leonardo!

    A autorização ESTA é geralmente válida para várias viagens ao longo de dois anos, a partir da data da aprovação, ou até o vencimento do passaporte – o que ocorrer primeiro *. Isto significa que, contanto que você tenha recebido sua autorização ESTA para viajar, você não precisa fazer novo pedido durante o período de validade.

  • Maria

    Olá, pretendo viajar em dezembro para Los Angeles, tenho cidadania italiana, eu só preciso tirar o ESTA ? não tenho necessidade de visto para turismo?

  • “As a general rule, passports must be valid for six months beyond the date the traveler will exit the U.S., however, the U.S. has signed agreements with a number of countries to waive this requirement (http://www.state.gov/documents/organization/104770.pdf). When such an agreement is in place, the passport must be valid for the entire period of the visitor’s intended stay, but the additional six month validity period is not required.”

    “Como regra geral, os passaportes devem ser válidos por seis meses além da data em que o viajante vai sair os EUA, no entanto, os EUA assinaram acordos com vários países para renunciar a este requisito. Quando esse acordo estiver em vigor, o passaporte deve estar válido para todo o período de estada prevista do visitante, mas o período de validade adicional de seis meses não é necessário”.

    A Itália faz parte desse clube seleto, ou seja, basta estar com ele válido dentro do período da viagem.

    Fonte: https://help.cbp.gov/app/answers/detail/a_id/905/kw/6%20month%20club e https://www.cbp.gov/sites/default/files/documents/Six%20Month%20Club%20Update_0.pdf

  • Fabio Pereira Lima

    Boa Tarde,
    Primeiramente,Parabéns pelo site e ajudando a quem precisa como eu agora.
    Tenho uma dúvida,pois morei dois anos nos USA com meu passaporte italiano,ou seja,vivi ilegalmente.Renovei meu passaporte a semana passada e quero tirar o ESTA,mas agora quero ir somente para passear nos USA.No preenchimento do formulário eles perguntam se eu já estive lá e se passei dos 90 dias.Devo responder a verdade?
    Obrigado,desde já.
    Fabio.

  • Olá, Fabio.

    Sempre recomendamos que seja dita a verdade sem qualquer ressalva. Esse problema do passado não tende a trazer problemas no ESTA.

    Boa sorte!

  • Fabio Pereira Lima

    Muito obrigado,pelo feedback .
    Vou preencher o formulário e depois venho aqui dizer como foi.
    Obs: Não tive nenhum problema,nenhum record nos States,creio que isso ajuda,porém somente vou saber tentando.
    Abraços,
    Fabio.

  • BIANICASTRO

    na parte que pede “é cidadão de qualquer outro país”devo colocar que sim? E se perguntar, do Brasil? não me causara problemas? outra duvida: na chegada fico naquela fila de estrangeiros, como brasileiros ficam?

  • Geane Vendruscolo

    Bom dia, viajaremos eu e meu filho de 14 anos de idade, iremos apenas a NY e ficaremos por 10 dias. Com relação ao ESTA, preciso preencher um individual para ele – sendo menor de idade – ou em grupo para nós dois? Grata

  • Paula

    Olá, Tenho um visto de turismo/negocios para os EUA válido no passaporte Brasileiro porém tirei o meu passaporte italiano recentemente e gostaria de saber se posso solicitar o ESTA para o passaporte italiano mesmo já tendo um Visto válido no passaporte brasileiro. Isso seria uma duplicidade para a imigração Americana? Como devo proceder ? Obrigada

  • Guilherme Zortea Della Mea

    Bom dia. Quanto tempo demora para a emissão da autorização?

  • Olá, Guilherme!

    Usualmente em no máximo 30 minutos você há terá a aprovação. Contudo, o prazo oficial é de até 72 horas.

  • Luis Tagliani Neto

    é certeza absoluta que quando se tem um visto americano valido no passaporte brasileiro não posso entrar com meu passaporte italiano?

  • Essa é a orientação dada no próprio site do ESTA.

  • Ariane

    E no caso do conjuge do europeu qual o procedimento? Precisa do visto de turista mesmo ou a certidao de casamento ja serve como comprovante e teria q fazer apenas o ESTA?

  • Olá, Ariane.

    Somente cidadãos dos países que fazem parte do ESTA podem usufruir desse benefício.

  • Olá, Arthur!

    Nós sabemos apenas sobre o ESTA, quanto às demais informações, elas são de imigração e referentes ao governo dos Estados Unidos da América, de forma que aconselhamos que você procure o consulado competente para tira essa dúvida.

  • Olá, Mayra!

    Se você não possui um visto de turismo válido, você deve aplicar pelo ESTA ou então requisitar um visto de turista no seu passaporte brasileiro.

  • Olá, Flavio.

    Em princípio seria isso mesmo, você e sua esposa entram com os seus passaportes brasileiros e seus filhos com o italiano, eles devem também aplicar para o ESTA. Recomendamos que você leve o passaporte italiano também para apresentação em caso de questionamentos.

    Também recomendamos que você verifique a questão diretamente junto ao Consulado dos Estados Unidos responsável pela sua região.

  • Bia Murano

    OI Geane, tenho a mesma dúvida. Você obteve resposta?
    abraços
    Bia

  • falandodefeiras

    Um investimento minimo de de U$ 150.000,00 (visto E2 – visto de comercio), ex. você compra ou se torna sócio de um comercio, e durante a prazo em que você for sócio ou dono, você pode permanecer em solo americano, como green card provisório. esposa e filhos de até 21 anos, são liberados para exercer outras atividades ou estudar. Existe também o E1, que é a mesma coisa, mas envolve a atividade de comercio de produtos entre EUA e Itália.

  • Cristina

    Olá, tenho dupla cidadania, renovei o ESTA no ano passado e o visto brasileiro está vencido. Quero passar 6 meses no USA, consigo renovar meu visto brasileiro?

  • Sim!

  • Patrick Jonas Jacintho

    No caso de o pai e dois filhos entrarem com o passaporte italiano / esta e somente a mãe com o brasileiro e visto, tem problema irem juntos na imigração será? Conte como foi sua experiência caso tenha viajado. Obrigado

  • Olá, Patrick.

    Não há problemas com esse cenário.

  • Olá, Aline!

    Se não tiver o ESTA, será obrigada a preencher o formulário em papel I-94W e passar por um processo de entrada manual na passagem da fronteira terrestre. Se tiver um ESTA aprovado ao entrar nos EUA em uma passagem de fronteira terrestre, NÃO será necessário preencher o formulário em papel I-94W e seu processo de entrada será agilizado.

    Nós, nesse caso, recomendamos a emissão do ESTA, mas fica à sua escolha.

    Caso queira, temos a nossa apostila para auxiliar o preenchimento: http://www.cidadaoitaliano.com/apostila-do-esta/

  • Claudia Freitas

    Olá meu esposo,e filho casado terão cidadania italiana daqui a 2 meses.
    Eles poderão pedir a entrada nos EUA pela Itália mesmo ou terão que vir para o Brasil?

  • Alexandre Emerick

    Amigo…. como foi seu caso, conseguiu o ESTA ??

  • Kellen

    Olá, Paula, tudo bem ? Estou com a mesma duvida que a sua, vc conseguiu alguma resposta, ou conseguiu viajar com o passaporte italiano, mesmo tendo visto no passaporte brasileiro valido. Obrigada pela atenção !

  • Kellen

    Olá Luis, estou com o mesmo problema, você conseguiu imigrar no EUA com o passaporte Italiano, mesmo tendo visto valido no passaporte brasileiro? Obrigada pela atençao

  • De preferência sempre o brasileiro para entrar e sair do Brasil e o italiano quando sair e entrar na Itália ou União Europeia.

  • Patricia Bianchi Viñas Cruces

    Exato. Sempre fiz isso desde 2010. Mas ano passado, o oficial da imigração em Miami encrespou que nao tinha o carimbo de volta ao Brasil. Justamente pq saio e entro daqui com o passaporte brasileiro. Me deu a maior canseira, de uns 25min falando que ta errado, q nao comprova q eu voltei pro brasil. Que se nao tiver carimbo, o ESTA de nada vale e disse que “algumas regras mudaram” mas não deu maiores detalhes…. isso nunca me aconteceu, sempre foi tranquilo….
    Mas brigada pela resposta. 😉

  • Olá, Patricia.

    Exatamente, mas veja que a nossa resposta foi em viagens entre Brasil e Itália ou países da União Europeia, e não Estados Unidos.

  • Mundo do Patrick

    Bom dia,

    Tenho duas dúvidas e acho que são para muitas pessoas também:

    1- Pretendo ficar por 6 meses nos EUA para passear e fazer algum curso gratuito de inglês que o governo americano oferece para turistas.

    2- Tenho passaporte italiano e sem visto posso ficar por até 90 dias com o ESTA.
    Tenho como prorrogar esse prazo de 90 dias? Posso quando estiver próximo dos 90 dias, comprar uma passagem para o México, por exemplo, ficar uma semana e voltar para os EUA para ficar mais 90 dias nos EUA???

    3- Ou vale a pena tentar o visto de turista para brasileiro e não utilizar o passaporte europeu para tentar ficar 180 direto e fazer o que pretendo????

    Se puder responder, agradeço muito e acredito que ajudará os outros também…

  • Eduardo Falco

    boa noite, e qual é o certo então para ir aos EUA? Devo sair do Brasil com o passaporte Italiano já?

  • Diego

    Olá. Posso sair apenas com o RG? E entrar nos Estados Unidos com o Passaporte Italiano?

  • Danilo

    Bom dia, primeiramente parabéns pelo site. Tenho Alguns Quetionamentos:
    1) Minha Familia (Eu, minha mãe e irmão) temos o passaporte portugues, porém somente eu possuo o passaporte brasileiro, sem visto algum, há algum problem deles sairem do pais somente com o europeu?
    2)Há algum problema de preencher os dados do passaporte brasileiro como sendo o de outro pais, no site do ESTA?
    Agradeço.