A busca de certidões na Itália é, sem dúvidas, a parte mais trabalhosa e difícil do processo de reconhecimento da cidadania italiana, mas que pode ser superada com o uso das informações familiares e sobretudo com a perseverança. A grande dificuldade não é em obter o documento italiano mas sim em conseguir os dados precisos do antepassado.

Com os dados exatos e corretos é possível solicitar através de carta ou e-mail a certidão italiana ao comune de nascimento do imigrante italiano ou mesmo à paróquia da cidade onde ele nasceu. Vale ressaltar que até o ano de 1871 os registros civis não eram obrigatórios na Itália e que se o nascimento do antepassado tiver ocorrido antes deste ano a possibilidade maior é que o documento esteja em alguma paróquia.

Busca de documentos na Itália

Estes documentos não estão disponíveis junto aos consulados italianos ou mesmo a Embaixada da Itália, não precisa nem mesmo tentar que eles não irão lhe responder, nenhuma representação diplomática da Itália (Consulado ou Embaixada) irá fornecer quaisquer informações sobre o seu antepassado.

Os documentos que você precisa se encontram no local de nascimento, para encontrar estas informações você pode utilizar sites italianos de pesquisa, por exemplo dos arquivos das províncias e dos comunes italianos, contudo, a melhor opção tende a ser a verificação dos dados que constam das certidões brasileiras (óbito e casamento, se for o caso).

Para iniciar sua busca, aconselhamos os seguintes sites:

  • Family Search: O Family Search é é uma organização da história da família sem fins lucrativos dedicada a unir as famílias por gerações. Eles detém um número muito grande de registros. Vale a pena tentar!
  • Museu da Imigração do Estado de São Paulo: Este museu tem a curadoria do governo estadual de São Paulo e possui muitos documentos de imigrantes que desembarcaram no Brasil pelo Porto de Santos ou se hospedaram da antiga hospedaria do imigrante antes de partirem para seus destinos.
  • Arquivo Nacional: O Arquivo Nacional é mantido pela União Federal e reúne em seu acervo diversos fundos relativos a entrada e permanência de estrangeiros, especialmente os que desembarcaram no Porto do Rio de Janeiro.

Dê maior atenção a dois documentos em particular:

Certidão de óbito  e eventual casamento do italiano no Brasil e Certidão de Nascimento do filho do italiano no Brasil

Nestes documentos, é possível que seja descrita em maiores detalhes a origem do italiano, seja porque os dados do óbito deveriam ser completos, seja pelo fato do casamento requerer a apresentação de documentos preparatórios ou ainda pelo fato do italiano ser o potencial declarante do nascimento do filho.

Além disso na certidão de nascimento do filho do italiano consta o nome dos avós da criança, ou seja, dos pais do antepassado italiano, esta informação será de extrema ajuda para filtrar a busca de certidões na Itália.

Cuidado extra na obtenção do registro religioso

Outro ponto importante é que se você for obtiver os registros religiosos o documento precisa passar pela Cúria responsável pela Paroquia que emitiu o documento, ou seja, apenas a assinatura do padre não supre os requisitos para validade da certidão de batismo.

Caso você tente fazer a sua pesquisa sozinho e não consiga maiores resultados,  temos este serviço dentre os oferecidos no site, para maiores informações, clique aqui.