Atualização Do AIRE No Consulado De São Paulo

Nova forma para atualização do AIRE no Consulado Italiano em São Paulo

Foi publicado hoje (30/06/2015) um comunicado no qual indica que será adotado a partir de 01/07/2015 a nova forma para atualização do AIRE no Consulado Italiano em São Paulo, bem como para atualização dos atos de registro civil.

Nova forma para atualização do AIRE:

Notícias importantes a partir de 01 de julho de 2015:

AIRE: O registro AIRE e / ou atualização de seu registro deve ser solicitada apenas por via postal ou courier, escolhido pelo requerente (o envelope deve conter o destino: Anagrafe – Consulado Geral da Itália em São Paulo, Avenida Paulista, 1963 CEP 01311-000), ou pelo e-mail através de sanpaolo.anagrafe1@esteri.it. Não será mais aceita entrega dos módulos no balcão.

Estado civil: Todos os atos de estado civil devem ser enviados por correio postal ou courier, escolhido pelo requerente (o envelope deve conter o destino: Civil – Consulado Geral da Itália em São Paulo, Avenida Paulista, 1.963 CEP 01311-000). Não será mais aceita entrega dos atos no balcão.

A dica é: sempre encaminhe o envelope com Aviso de Recebimento (AR) e através de carta registrada ou Sedex, a fim de ter uma prova real de entrega e saber o nome de quem recebeu o documento, tendo em vista que não há protocolo.

Vale lembrar que o prazo legal para a atualização do AIRE é de seis meses a contar da data de recebimento do requerimento, de maneira que recomendamos que você leve esse prazo em conta no momento de planejamento de alguma viagem, caso seu passaporte italiano esteja vencido ou algo similar.

O prazo é de seis meses, mas a atualização pode ocorrer antes, ou seja, o prazo de seis meses é um prazo limite, e não a média, contudo, sempre seguimos o princípio da prudência, de maneira que possamos ser surpreendidos positivamente, e não o contrário.

Ainda em dúvidas de como atualizar seu AIRE?

Veja nosso serviço para auxiliar você com essa questão!

Basta clicar no botão abaixo e verificar os detalhes deste serviço!